O véu que cobre uma história

  1. Cursos >
  2. O véu que cobre uma história

Este curso faz parte do 2º CICLO INCLUSÃO, "Diversidade e Desafios".
Este formato significa que os cursos incidem fundamentalmente na pesquisa e partilha de ideias em torno de um caso, como forma de construção do conhecimento. São cursos rápidos, simples e focados no essencial, permitindo a qualquer pessoa, com ou sem conhecimentos da temática, participar.
O curso é totalmente online, gratuito e sem horários. A comunicação entre participantes (debate) decorre no fórum de discussão, permitindo uma participação autónoma e flexível à medida de cada um, num espírito de entreajuda e cooperação entre pares.​ Assim, será privilegiada a discussão entre os participantes na procura das melhores estratégias para solucionar o caso apresentado, que podem ser enriquecidas com fundamentação teórica ou exemplos de práticas semelhantes.

 

O "véu que cobre uma história" pretende retratar uma situação de tensão social, onde uma estudante se recusa a elaborar um trabalho de grupo com outra de diferente nacionalidade e religião. Pretende-se que esta história leve à reflexão do espaço que a escola ocupa enquanto lugar de encontro de diversas culturas e os desafios que se colocam a cada um de nós que a frequenta ou que nela trabalha. As questões que estão na base do problema devem ser debatidas no fórum com o objetivo de clarificar qualquer pessoa que possa estar no lugar da personagem principal.

Refletir sobre a forma como as instituições, a comunidade e os indivíduos devem lidar com as diferenças culturais:

  • iniciativas para sensibilizar​;
  • conciliar a pluralidade cultural e as diferenças individuais.
Sónia Cunha

Área

Inclusão

Ciclo

Ciclo II

Edição

1ª Edição

Início

14 de março de 2018

Fim

28 de março de 2018

Duração

15 dias

Idioma

Português

Custo

Gratuito

Certificado

Comprovativo de participação