flipped classroom: atividades dentro e fora da sala de aula

Objetivos

  • Identificar os pressupostos teóricos da sala de aula invertida/flipped classroom
  • Pesquisar diferentes tipos de recursos e ferramentas web
  • Desenvolver diferentes tipos de atividades de active learning
  • Planear uma atividade de flipped classroom

Conteúdos Programáticos

  • Desafios da educação na era digital
  • Conceito de sala de aula invertida/ flipped classroom
  • Implementar o flipped classroom: recursos e atividades
  • Criação de uma atividade de flipped classroom

Metodologia

Este curso tem a duração de 7 semanas, decorre online e não prevê tutoria.
No decorrer das 7 semanas os formandos serão convidados a explorar recursos/materiais de apoio (em português e inglês), e a realizar diferentes tipos de atividades, tais como, quizzes, debates, reflexões, análise de casos e de artigos, exploração de ferramentas , pesquisa de recursos, criação e análise de atividades de active learning, entre outras tarefas, com o objetivo final de desenvolver uma atividade de flipped classroom.

Este curso é flexível e pode ser realizado ao ritmo dos formandos, cabendo a cada um gerir a sua participação diária. Prevê-se que cada módulo tenha a duração estimada de 2 semanas e o trabalho final do curso a duração de 1 semana.

Autores

Carina Rodrigues | carina.rodrigues@ipleiria.pt